Bem-vindX

Por Gays & Afins

Bem-vindX ao novo blog LGBT da Folha. Se o xis na saudação aqui no começo causou estranhamento, calma. O diferente é seu amigo. No caso, o X é um índice de indeterminação de gênero: entra onde estaria um “a” ou um “o” para abarcar todo mundo –inclusive quem não se considera “a” ou “o”.

E ele é só uma letra no meio de outras tantas que vão pintar por aqui: Lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros e agêneros são bem-vindXs a contribuir com seus pensamentos em texto, foto ou vídeo. É só escrever para gayseafins@gmail.com que a gente conversa, a gente se entende.

Além de ser um canal de diálogo, a página será um canal de notícias. Vai trazer entrevistas com artistas, ativistas e políticos, como o deputado federal Marco Feliciano (PSC – SP), que empreende uma saga contra a igualdade de direitos no Congresso, e estreia o blog afirmando: “Podemos não concordar com atos, mas nunca discriminamos pessoas”.

Duas vezes por semana, o “Gays & Afins” também trará reportagens sobre mercado, comportamento, noite, preconceito e qualquer assunto que valha a notícia. Falaremos também sobre frivolidades, como a última moda –usar moletom sem cueca na rua, parece que tá usando bem agora. Aqui, só a intolerância é proibida.

Por fim, vale fazer uma justa homenagem. O blog segue a trilha aberta por Vitor Angelo, jornalista e cineasta que comandou o “Blogay” da Folha de 2010 a 2015, ano de sua morte.

Vitor lutava na literatura: compilou a “Aurélia”, primeiro dicionário de termos LGBT do país. Vitor lutava na TV: iria dirigir o primeiro programa da TV aberta que seria apresentado por uma transexual, uma lésbica e um gay. Vitor lutava até na academia: da última vez que trombei com ele, me estendeu um abaixo-assinado para que fosse instalada internet wifi na sala de ginástica –“O fervo é luta e vice-versa”, ele disse então.

À luta. Ao fervo.